(19) 3233-4550 equipedralceu@hotmail.com

PREPARAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA É FUNDAMENTAL PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

A preparação pré-operatória do paciente ainda é fundamental para determinar as chances de sucesso da cirurgia. “A evolução dos equipamentos e materiais utilizados nas cirurgias tornou os procedimentos mais rápidos, seguros e com tempo menor de recuperação, mas tudo isso pode ser prejudicado se o paciente não tiver uma boa preparação clínica antes da cirurgia.

É fundamental fazer uma análise rigorosa das condições de saúde do paciente, qualificação do cirurgião, estrutura hospitalar, técnica utilizada, além do acompanhamento multidisciplinar”.

FASES DO PRÉ OPERATÓRIO

obesidade

AVALIAÇÃO COM CIRURGIÃO BARIÁTRICO
DR. ALCEU BEANI JUNIOR

Primeiro o paciente passa pelo Cirurgião Bariátrico, onde será feita uma avaliação minuciosa. Será necessário saber sobre história clínica da obesidade, anamnese, aferição do peso, altura, IMC, quando começou a engordar, doenças pré-existentes, quanto tempo de tratamento clínico com dieta, se já fez uso de medicamentos para emagrecer, hábitos alimentares, atividade física que realiza, se cirúrgico solicitar exames pré–operatório, encaminhamento para avaliações do Endócrino, Pneumo, Cardio, Ortopedista, e agendado palestra para explicação e discutidos assuntos sobre a doença, normatização, técnicas cirúrgicas e resultados pós – operatórios. Após essa avaliação inicial, uma vez indicada a cirurgia, o paciente terá que fazer exames laboratoriais, endoscopia e de imagem, relacionados abaixo.

z_cardiologista
AVALIAÇÃO COM O CARDIOLOGISTA

Então deverá passar em consulta com um cardiologista, quando o paciente será avaliado do ponto de vista cardiológico. O cardiologista, após exame físico cuidadoso, pode julgar necessário fazer outros exames complementares. Se o paciente estiver em condições para a cirurgia, o cardiologista deverá fornecer um relatório onde seja apontado que o paciente está apto, do ponto de vista cardiológico, para ser submetido à anestesia e cirurgia.

z_endocrinologista
AVALIAÇÃO COM O ENDOCRINOLOGISTA

O paciente também precisará passar em consulta com um endocrinologista. Este também poderá pedir exames complementares. Uma vez em que for constatado que o paciente está bem do ponto de vista endócrino, e o mesmo não apresentar contra indicações à cirurgia, o endocrinologista deve emitir um relatório informando toda a condição clínica do paciente, inclusive suas comorbidades, se existentes, e sua curva de peso dos últimos dois anos com intervalos médios de seis meses.

z_pneumologista
AVALIAÇÃO COM O PNEUMOLOGISTA

O paciente deve passar também em consulta com um pneumologista. Este também poderá pedir exames complementares. É muito importante que ele avalie sobretudo a radiografia do tórax, prova de função pulmonar e a polissonografia.

z_ortopedista
AVALIAÇÃO COM O ORTOPEDISTA

O paciente deve passar também em consulta com um ortopedista. Este também poderá pedir exames complementares. O mesmo deverá emitir um relatório informando toda a condição clínica do paciente.

5-dicas-para-divulgar-palestras-na-internet-1200x800_c
PARTICIPAR DA PALESTRA SOBRE CIRURGIA DE OBESIDADE

Nesta palestra serão discutidos os aspectos da cirurgia, bem como permitirá um momento para dividir e tirar as dúvidas com outros pacientes e profissionais da equipe, ministrada pelo cirurgião Dr. Alceu Beani Junior.

2º CONSULTA COM O CIRURGIÃO DR. ALCEU BEANI JUNIOR

O paciente deve então retornar ao médico Cirurgião que fará uma nova avaliação, agora com todos os exames e relatórios em mãos.

Coleta de dados dos exames, tratamento de H.PYLORI se positivo, esclarecer dúvidas do paciente, solicitar tipo de cirurgia no sistema do convênio, encaminhamento para avaliação da Nutricionista e Psicóloga.

z_nutricionista
AVALIAÇÃO COM NUTRICIONISTA

Na avaliação com o nutricionista, o mesma irá entender os hábitos alimentares do paciente e suas preferências, além de avaliar seus exames para poder indicar uma boa alimentação pré-operatória, corrigindo possíveis deficiências, se existentes, inclusive com vitaminas e, principalmente, a orientação da dieta pós-operatória. Poderá ser necessário mais de uma consulta no pre operatório se o paciente tiver que perder peso antes da cirurgia.

contato
AVALIAÇÃO COM PSICÓLOGA

O psicólogo irá avaliar o paciente do ponto de vista psicológico, avaliando suas angustias, seus medos e expectativas. Este profissional deverá emitir um laudo dizendo que o paciente está pronto psicologicamente para ser submetido à cirurgia. Poderá ser necessário mais de uma sessão, se o mesmo julgar necessário.

3º CONSULTA COM O CIRURGIÃO BARIÁTRICO – DR. ALCEU BEANI JUNIOR

  • Após aprovação do pedido de “guia do convênio”.
  • Encaminhamento para avaliação e orientação da fisioterapeuta.
  • Encaminhamento para avaliação do anestesista.
  • Orientação para perda de peso pré-operatório.
  • Esclarecimento finais, programação da data da cirurgia e hora da Internação.
  • Agendamento da reunião pré-operatória com a Enfermeira.
  • Entrega do termo de Consentimento Informado.
fisico-dr-alceu
AVALIAÇÃO COM FISIOTERAPEUTA

O fisioterapeuta também irá avaliar os exames pré-operatórios e prescrever exercícios que deverão ser feitos antes e, principalmente, depois da cirurgia, como por exemplo, o Respiron. Também irá orientar a escolher a meia anti-trombo na medida certa. Orientada a voltar em consulta 30 dias após a cirurgia.

anestesia
AVALIAÇÃO COM ANESTESISTA

Entrevista de anamnese, avaliação dos exames pré-operatório realizados, avaliação da via aérea, realizado exame físico, orientado sobre os tipos de anestesia, mobilização precoce do leito e o uso do RESPIRON.

REUNIÃO PRÉ – OPERATÓRIA COM ENFERMEIRA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

  • Entrega receitas, cronograma de acompanhamento da equipe multidisciplinar PO e apostila.
  • Orientações gerais aos pacientes e acompanhantes cuidadores (Áudio visual com Data Show, PowerPoint e apostila).
  • Esclarecimento de dúvidas gerais e especificas.
  • Recolhimento do Termo de Consentimento Informado.
  • Orientação sobre o acompanhamento com a equipe multidisciplinar.

“Mudar o comportamento não é uma tarefa fácil. As orientações passadas aos pacientes por uma equipe multidisciplinar capacitada possibilita tal mudança, tornando o resultado final do tratamento mais adequado e sustentável”, reforça o Dr. Alceu Beani Junior.