(19) 3233-4550 equipedralceu@hotmail.com

É necessário reaprender a mastigar e triturar os alimentos devido à nova condição estomacal, muito reduzida. Proteínas e carnes são a base da alimentação no pós-operatório. Boa dentição = boa mastigação para alimentos mais consistentes.

  • Pacientes parcialmente desdentados deverão buscar a reabilitação para a efetiva mastigação.
  •  Não descuide! Por ter que fazer refeições com maior frequência e mais prolongadas, pacientes operados podem ter maior risco de cáries. Os dentes precisam estar em ordem, pois serão utilizados de maneira mais efetiva.
  • Usuários de prótese total, devido ao emagrecimento, deverão fazer reajustes. A prótese tende a folgar e dificultar a mastigação.
  • Criar o hábito de consultar o dentista regularmente (duas vezes ao ano). Prevenção é fundamental.

Após a cirurgia bariátrica algumas pessoas notam que estão com mau-hálito. Mas não é preciso se preocupar. A halitose, assim como um ‘esbranquiçamento’ da língua são muito comuns nos primeiros 30 dias após a cirurgia bariátrica. Isso acontece em razão do não consumo de alimentos sólidos neste período.

Durante o processo de mastigação a saliva passa a ser produzida em maior quantidade, com isso é feito uma limpeza natural com a retirada dos resíduos da boca além de limpar a língua de possíveis bactérias. No caso das pessoas que realizam a gastroplastia, ou mesmo as pessoas que estão em dieta com redução significativa de alimentos, esse processo não acontece.

Para se prevenir, a dica é usar antisséptico bucal, de preferência sem álcool, e limpadores de língua. Essa medida vai evitar o mau-hálito e ajudar manter os dentes sadios.

Dicas para antes da cirurgia

  •  Procurar um profissional de sua confiança, ou da equipe multidisciplinar que verificará as condições de saúde oral.
  •  A avaliação inicial deve levar em conta a presença de cáries, focos de infecção (problemas periodontais e endodônticos), extrações e ausências dentárias.
  •  Seguir com disciplina todas as recomendações passadas.
  •  Iniciar o tratamento dentário assim que qualquer irregularidade for detectada.