(19) 3233-4550 equipedralceu@hotmail.com

Cirurgia do Diabetes

A cirurgia metabólica é o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica, o que muda é a sua finalidade. A Cirurgia Metabólica visa o controle do diabetes e a Cirurgia Bariátrica, a perda de peso, com o controle de outras doenças como consequência do emagrecimento.

A cirurgia metabólica causa uma alteração de hormônios relacionados à obesidade e estimula a produção de substâncias que reduzem a resistência à insulina, além de preservar o pâncreas, que passa a produzir insulina de melhor qualidade.

Técnicas autorizadas

O Conselho Federal de Medicina CFM definiu também que a cirurgia metabólica para pacientes com DM2 se dará, prioritariamente, por Bypass Gástrico com reconstrução em Y-de-Roux (BGYR). Somente em casos de contraindicação ou desvantagem da BGYR, a gastrectomia vertical (GV) será a opção disponível. Nenhuma outra técnica cirúrgica é reconhecida para o tratamento desses pacientes
Indicações

• Pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 30 Kg/m2 e 34,9 Kg/m2, que não obtiveram sucesso com os tratamentos conservadores para o diabetes tipo 2.
  • Pessoas com idade com idade mínima de 30 anos e idade máxima de 70 anos.
  • É preciso ter menos de dez anos de diagnóstico de diabetes porque o pâncreas está mais preservado e os benefícios da cirurgia são maiores.
  • Pacientes com tempo mínimo de 2 anos de doença que não obtiveram sucesso com medicações e mudança no estilo de vida, e acompanhamento regular com um endocrinologista, podem se submeter ao tratamento cirúrgico do Diabetes

Acompanhamento Multiprofissional

Para a realização da cirurgia metabólica é preciso seguir as mesmas regras internacionais exigidas para a cirurgia bariátrica, como acompanhamento de uma equipe multiprofissional